top of page

I SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS almeja refletir sobre as políticas públicas para o ensino das Artes (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro), Educação Profissional e Juventude no contexto da Educação de Jovens e Adultos com base nas inquietações que surgiram no decorrer do curso de Especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de EJA/PROEJA/ARTE. Neste sentido percebeu-se que dentro do universo amazônico, naturalmente extenso e diferenciado, as reflexões e práticas para o ensino das artes precisam ser vistas de forma a compreender o funcionamento da Educação de Jovens e Adultos dentro desse espaço. É preciso levar em consideração, principalmente, o comportamento desse público que tem em sua formação um conjunto de saberes culturais construídos nas relações estabelecidas entre florestas e rios. Sobretudo, como construir práticas de artes sem desconsiderar as vivências já existentes.

No que tange à produção científica destinada ao específico público da Educação de Jovens e Adultos envolvendo saberes artísticos e estéticos, ensino profissionalizante, peculiaridades regionais da Amazônia, formação acadêmica dos professores de EJA (enquanto educadores especializados para trabalhar e desenvolver este processo), estes são assuntos que necessitam de constantes debates e reflexões no âmbito acadêmico.

SEMINÁRIO

PRODUÇÃO CIENTÍFICA

A proposta de realizar o I SEJARTE-AMAZÔNIA se revela propícia no atual quadro educacional que se demonstra preocupante e imprescindível para ampliação do debate sobre as especificidades das linguagens artísticas (Artes Visuais, Dança, Música e Teatro) no contexto escolar e avaliação das políticas públicas que norteiam a formação dos profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos no contexto amazônico. 

PROPOSTA
bottom of page